OMS divulga novas orientações para uso e fabricação de máscaras de pano contra a Covid-19

0
47


Entidade recomenda que todos usem máscaras em áreas onde o distanciamento social não é possível. Uso da máscara não dispensa, entretanto, outras medidas de saúde pública, como o distanciamento social. Homem usa máscara como proteção para Covid-19 enquanto aguarda em ponto de ônibus em Manchester, na Inglaterra, nesta sexta-feira (5).
Oli Scarff/AFP
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, nesta sexta-feira (5), novas orientações para uso e fabricação de máscaras de pano para proteção contra a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
A entidade ampliou as circunstâncias em que as máscaras devem ser usadas e detalhou os materiais que funcionam melhor para conter a disseminação da doença.
As novas recomendações são:
O uso de máscaras por todas as pessoas onde houver transmissão ampla da doença e em situações em que o distanciamento social não é possível, como no transporte público;
Em áreas com transmissão comunitária, a recomendação é que pessoas com 60 anos ou mais ou com doenças pré-existentes usem máscara médica em situações em que o distanciamento físico não é possível;
Em áreas com ampla transmissão, a OMS aconselha máscaras médicas para todas as pessoas que trabalham nas áreas clínicas de uma unidade de saúde, não apenas para os trabalhadores que lidam com pacientes com Covid-19.
“Isso significa, por exemplo, que quando um médico faz uma consulta nas unidades de cardiologia ou de cuidados paliativos onde não há pacientes confirmados com Covid-19, eles ainda devem usar uma máscara médica”, explicou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, também lembrou da importância do uso de acessórios especiais, como respiradores, para profissionais de saúde que estejam próximos a procedimentos que gerem aerossóis (pequenas gotículas de saliva no ar).
As recomendações anteriores da entidade continuam valendo:
Pessoas doentes com sintomas da Covid-19 devem permanecer em casa e consultar um médico;
Pessoas com diagnóstico confirmado de Covid-19 devem ser isoladas e tratadas em uma unidade de saúde, e seus contatos devem ser colocados em quarentena;
Se for absolutamente necessário que uma pessoa doente ou alguém que teve contato com ela saia de casa, eles devem usar uma máscara médica;
Pessoas que cuidam de uma pessoa infectada em casa devem usar uma máscara médica enquanto estiverem no mesmo cômodo que a pessoa doente;
Profissionais de saúde devem usar máscaras médicas e outros equipamentos de proteção ao lidar com pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Fabricação
Na foto, de 13 de maio, Gary Stokes, fundador do grupo ambiental Oceans Asia, segura máscaras que encontrou em uma área residencial perto de uma praia em Hong Kong.
Anthony Wallace / AFP
A entidade divulgou novas orientações sobre o material de que devem ser feitas as máscaras de pano:
As máscaras devem ter, idealmente, no mínimo três camadas de tecido;
A camada exterior deve ser feita de um material resistente à água, como o polipropileno, poliéster ou uma mistura deles;
A camada do meio deve agir como um filtro e pode ser feita de um material sintético, como o polipropileno, ou de uma camada extra de algodão;
A camada interior deve ser feita de um material que absorva a água, como o algodão.
Orientações para o uso
Veja como usar a máscara da forma correta durante a pandemia do coronavírus
A OMS também divulgou um vídeo (em inglês) com orientações sobre a forma adequada de usar máscaras:
Antes de usar a máscara, lave as mãos com águas e sabão ou use álcool em gel;
Examine a máscara antes de colocá-la: se estiver danificada ou suja, não use;
Coloque a máscara de forma que ela cubra a boca, o nariz e o queixo. Se assegure de que não há espaços entre o seu rosto e a máscara;
Não toque na máscara enquanto estiver usando, para evitar contaminação;
Se tocar na máscara acidentalmente, limpe as mãos;
Antes de retirar a máscara, limpe as mãos com álcool ou lave com água e sabão;
Ao retirar a máscara, incline-se ligeiramente para a frente e pegue na máscara pelos elásticos, na parte que está atrás da orelha, sem tocar a frente;
Depois de retirá-la, lave as mãos novamente;
Se a máscara for de pano, lave com sabão é água, de preferência quente.
Máscaras não são suficientes, alerta OMS
Maria van Kerkhove, líder técnica do programa de emergências da OMS
Christopher Black/OMS
Ao divulgar as novas orientações, a entidade reforçou que apenas as máscaras não são suficientes para evitar a disseminação do coronavírus. O uso delas deve ser acompanhado de outras medidas de saúde pública, como manter o distanciamento social e lavar as mãos com frequência.
“Nós recomendamos que as máscaras sejam parte de um pacote abrangente”, lembrou a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove.
Ela destacou a necessidade de que pessoas doentes fiquem em casa, casos suspeitos sejam testados, casos confirmados sejam isolaados e tratados, e os contatos de casos confirmados sejam traçados e postos em quarentena.
Em seu discurso de abertura, Tedros também reiterou a necessidade de outras medidas para prevenir a disseminação da Covid-19.
“Não posso dizer isso mais claramente: máscaras por si só não vão proteger você da Covid-19”, alertou o diretor-geral.
“As máscaras não substituem o distanciamento físico, a higiene das mãos e outras medidas de saúde pública. São benéficas apenas como parte de uma abordagem abrangente na luta contra a Covid-19”, disse.
“A base da resposta em todos os países deve ser encontrar, isolar, testar e cuidar de todos os casos, além de rastrear e colocar em quarentena todos os contatos. É isso que sabemos que funciona. Essa é a melhor defesa de todos os países contra a Covid-19”, declarou.
Infectologista ensina como lavar máscaras de pano caseiras
Initial plugin text
CORONAVÍRUS×