Brasil provavelmente tem mais casos de Covid-19 do que os relatados, afirma diretor da OMS

0
25


Diretor de emergências da entidade, Michael Ryan, afirmou que o número baixo de testes no país leva a uma provável subnotificação de casos. 21 de junho: foto mostra vista aérea do cemitério Nossa Senhora Aparecida em Manaus, no Amazonas.
Michael Dantas/AFP
O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta segunda-feira (22) que o Brasil provavelmente tem mais casos de Covid-19 do que os que são oficialmente relatados, mesmo com os altos números registrados nos últimos dias.
Na sexta (19), o país alcançou a marca de 1 milhão de casos da doença, causada pelo novo coronavírus.
No boletim mais recente da OMS, que mostra um recorde de 183 mil novas infecções apenas no domingo (21), o Brasil aparece com o maior número de novos casos reportados: mais de 54 mil.
Ryan pontuou, entretanto, que este número ainda precisa ser analisado para entender se foram incluídos casos represados de vários dias da semana passada, por exemplo.
“Na quarta, quinta-feira da semana passada, o número de confirmações no Brasil ficou na verdade abaixo da média. Certamente houve um pico de casos nas últimas 24 horas, mas estamos analisando o quanto disso é factual e quanto se refere à semana passada”, explicou.
“Se você olhar para os casos em junho, eles se mantiveram relativamente estáveis, mas o que se vê é que há um padrão de número de casos na semana e uma diminuição no fim de semana”, disse Ryan.
O diretor já havia apontado, na semana passada, uma tendência de estabilização no número de casos no Brasil, mas frisou que a situação no país ainda é grave.
OMS registra novo recorde diário de casos do novo coronavírus
Initial plugin text