Skip to content
Tags
destaques Brasil PRTB política Corinthians Câmara dos Deputados Leonardo Avalanche Pernambuco
Falando de Negocio

Falando de Negocio

  • Notícias
  • Brasil
  • Política
  • Mercado
  • Contate-nos

Últimas

Prefeitos e secretários de Saúde do Agreste participam de workshop sobre gestão de contratos e prestação de contas

Queixa-Crime Revela Suposta Organização Criminosa com Santana Pires, Vanessa Barros e Júnior Café em Goiás

Cirurgia Plástica Segura e Personalizada em SP: Destaque para a Orthoplastic

Santander realiza sua primeira antecipação de crédito cambial sustentável no setor de café, em parceria com a mineira NKG Stockler

Fernanda Albuquerque transforma marcas em experiências que fidelizam e vendem

Franquias nordestinas se destacam como opções rentáveis na ABF Franchising Expo 2025

Maria Arraes propõe e Câmara dos Deputados aprova mudança de nome da Sala de Líderes para “Sala Miguel Arraes”

Sami Hadi brilha na base do Corinthians e já mira segundo título em quatro meses de clube

Cozinha consciente: 5 práticas sustentáveis que todo restaurante pode adotar

Pesquisa inédita mostra que Apple, Instagram e TikTok estão entre as marcas preferidas da geração Z e Alpha

 
  • Home
  • 2024
  • junho
  • 25
  • Palestino é impedido de entrar no Brasil por suposto vínculo com Hamas e obrigado a deixar o país, após decisão da Justiça Federal
  • Notícias

Palestino é impedido de entrar no Brasil por suposto vínculo com Hamas e obrigado a deixar o país, após decisão da Justiça Federal

On 1 ano Ago
Falando de Negócio

Polícia Federal barrou a entrada de Muslim Abuumar e de familiares na sexta-feira, após receber informações de inteligência do FBI repassadas pela Embaixada dos Estados Unidos.

A Justiça Federal de São Paulo decidiu autorizar neste domingo (23) a repatriação do palestino Muslim M. A. Abuumar, de 37 anos, por suposta ligação com o grupo terrorista Hamas. O homem estava retido no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com a esposa grávida de sete meses, o filho de seis anos e a sogra.

Muslim é diretor fundador do Asia Middle East Center (AMEC), grupo dedicado à pesquisa e análise de diversas sociedades da Ásia e do Oriente Médio. A missão da instituição é aumentar a produção de conhecimento e aprofundar a compreensão sobre essas regiões entre intelectuais, acadêmicos e políticos.

A família chegou ao aeroporto na última sexta-feira (21) e foi impedida de ingressar no país pela Polícia Federal (PF), com base em informações de inteligência repassadas pela Embaixada dos Estados Unidos. Eles vieram do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia.

No sábado (22), a defesa do palestino ajuizou um mandado de segurança na Justiça Federal para tentar reverter a decisão da PF. Em liminar, a Justiça deu prazo de 24 horas para a instituição prestar informações.

Entretanto, no domingo, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região entendeu legítimos os motivos de impedimento, conforme acordos e convenções internacionais, e autorizou a repatriação. No mesmo dia, a família embarcou em um avião da Qatar Airways, às 20h15, com destino a Doha, e deixou o Brasil.

Suposta ligação com terrorismo
Segundo a decisão judicial, a Divisão de Enfrentamento ao Terrorismo da Polícia Federal recebeu a informação de que um “operativo” e “membro do gabinete internacional do grupo” Hamas, identificado como Muslim Abuumar, estaria chegando ao país.

O nome do palestino tem registro no Terrorism Screening Center (Centro de triagem de terrorismo, em português), que é um banco de dados do FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos) que contém informações sobre pessoas com “comprovado envolvimento com terrorismo e sobre pessoas sobre as quais recaem fundadas suspeitas”.

O nome de Abuumar, então, foi incluído no Sistema de Alertas e Restrições da PF como impedido de ingressar no país.

De acordo com a decisão judicial, a família alegou que o motivo da viagem é turismo. Entretanto, para as autoridades brasileiras, o objetivo verdadeiro era fixar residência no país, já que a mulher está na fase final da gestação e em razão da quantidade de bagagens trazidas.

“Há indicativo de que a viagem ao Brasil foi realizada com o objetivo de propiciar o nascimento do filho do casal em solo brasileira, tornando-o brasileiro nato e facilitando a naturalização dos demais”, justifica a decisão.

O Instituto Brasil-Palestina criticou a repatriação do palestino com base nas informações compartilhadas pelo FBI e acusou a PF de atuar “a serviço de governos estrangeiros”. Uma nota de esclarecimento foi publicada nas redes sociais na instituição e assinada pelo presidente Ahmed Shehada.

“O caso é absurdo em todos os sentidos. Primeiro, e mais importante, porque a Polícia Federal está atuando para aplicar determinação do governo norte-americano no Brasil. A lista do TSC (Terrorism Screening Center) não tem amparo na legislação brasileira. Ao utilizá-la como critério para impedir a entrada de um cidadão palestino no Brasil, e a PF está atuando como sucursal do FBI.”

“A PF está acusando Muslim de fazer parte de uma organização terrorista sem conduzir nenhum tipo de investigação. Ou seja, levaria em consideração não só a lei dos EUA, mas também a própria investigação norte-americana. Coloca-se assim, mais uma vez, como verdadeira fachada para a atuação do FBI no Brasil”.

Na avaliação do advogado de defesa Bruno Henrique de Moura, a PF agiu com arbitrariedade e ilegalidade. “Espero que a Justiça reconheça a abusividade da polícia – que não respeitou nem os prazos da Portaria que ela cita – e que haja uma reparação, ainda que moral, a Muslim. Seguiremos demonstrando que a repatriação foi motiva por questões políticas e não por risco à sociedade brasileira”, disse em nota.

 

In NotíciasIn FBI , Justiça , São Paulo

Navegação de Post

Advogada é Presa por Injúria Racial e Agressão em Aeroporto e Perde Cargo na OAB-MG
Robson Ouro Preto Assume Presidência Estadual do PRTB em Pernambuco

Siga-nos

  • Instagram

Posts recentes

  • Prefeitos e secretários de Saúde do Agreste participam de workshop sobre gestão de contratos e prestação de contas
  • Queixa-Crime Revela Suposta Organização Criminosa com Santana Pires, Vanessa Barros e Júnior Café em Goiás
  • Cirurgia Plástica Segura e Personalizada em SP: Destaque para a Orthoplastic
  • Santander realiza sua primeira antecipação de crédito cambial sustentável no setor de café, em parceria com a mineira NKG Stockler
  • Fernanda Albuquerque transforma marcas em experiências que fidelizam e vendem

Você pode gostar

  • Notícias
Falando de Negócio
On 2 anos Ago

Investigadora foi morta com 3 disparos e dono de mansão e vigilante, com um cada um; veja como foi tiroteio

  • Notícias
Falando de Negócio
On 2 anos Ago

Visitas de esposa de chefe de facção criminosa a assessores do Ministério da Justiça provoca constrangimento em Brasília

  • Alimentos
  • Notícias
King post
On 5 meses Ago

Cestas Básicas: Solução para contornar aumento dos preços nos alimentos?

  • Notícias
Falando de Negócio
On 2 anos Ago

Mulher é encontrada morta dentro de casa no DF; suspeito está preso

  • Notícias
Falando de Negócio
On 2 anos Ago

Líbio é preso após ter etiqueta de bagagem trocada por outra com cocaína em aeroporto de SP

  • Notícias
Falando de Negócio
On 2 anos Ago

Cantora gospel que ficou quase 2 meses presa por participar de atos golpistas não pode usar a web e teve passaporte cancelado