O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar uma onda de calor extremo nos próximos dias, com temperaturas que podem ultrapassar os 40 °C, especialmente nas regiões de Missões, Noroeste, Fronteira Oeste e Oeste. Cidades como Santa Rosa, Santo Ângelo, Uruguaiana e Alegrete estão entre as mais afetadas, podendo registrar os maiores extremos térmicos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas devem ficar entre 35 °C e 40 °C no estado, podendo superar os 42 °C no oeste gaúcho e se aproximar dos 40 °C na região metropolitana de Porto Alegre até quarta-feira (5).
O calor intenso também aumenta a possibilidade de temporais, com maior risco na terça e quarta-feira. A previsão alerta para a ocorrência de chuvas isoladas e severas, resultado da combinação do calor extremo com a umidade atmosférica.
Impacto do La Niña e risco de estiagem
Além das altas temperaturas, fevereiro será marcado pelo fenômeno La Niña, que pode reduzir as chuvas e agravar a estiagem no estado. Com a taxa de evaporação elevada, a expectativa é de que as precipitações não sejam suficientes para compensar o déficit hídrico, prejudicando ainda mais a produção agropecuária.
Além do Rio Grande do Sul, o Inmet também emitiu alertas laranja e amarelo para chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, incluindo o Centro-Oeste, Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e interior do Nordeste.