Na manhã deste sábado (1º), o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conversou com jornalistas antes da abertura da sessão que definirá o próximo presidente da Casa. Em sua fala, Pacheco ressaltou que um dos principais legados de sua gestão foi a defesa da democracia no Brasil.
“Eu considero que o que deve mais nos orgulhar nesses quatro anos, a todos nós do Senado, é a defesa que o Senado fez da democracia no Brasil”, afirmou Pacheco. Segundo ele, o Senado se manteve unido diante de ataques antidemocráticos e do negacionismo, garantindo o respeito às instituições e à separação harmônica entre os Poderes.
Antes do início da votação, o atual presidente fará um discurso de prestação de contas sobre sua gestão. Assim que os votos forem contados e o resultado proclamado, o novo presidente assumirá imediatamente a sessão, passando a comandar o Senado e o Congresso Nacional até janeiro de 2027. Caso continue no mandato, o futuro presidente poderá disputar a reeleição para mais um biênio.