Apesar dos desafios, fintech pretende ampliar participação no mercado
Passados aproximadamente quatro anos da chegada do Open Finance, a adesão pelas empresas brasileiras ainda é tímida: enquanto em novembro de 2024 havia mais de 37 milhões de consentimentos únicos para Pessoas Físicas, somente 361 mil CNPJs estavam utilizando o Open Finance para melhor gestão de suas finanças. Esse número representa cerca de 1,6% do total de CNPJs ativos no Brasil, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
“Nosso trabalho junto aos grupos técnicos do Open Finance e por meio da nossa associação com a INIT (Associação dos Iniciadores de Transação de Pagamento – ITPs) tem como um dos objetivos para 2025 apoiar a proporcionar melhorias que tragam cada vez mais empresas para esse universo. Um dos principais desafios é justamente comunicar melhor as vantagens de uma empresa se associar ao Open Finance”, acredita Jonatas Giovinazzo, CFO da Finnet, fintech referência no desenvolvimento e gerenciamento de softwares em nuvem para gestão financeira e empresarial.
O ano dos PJs para o Open Finance
Para 2025, a Finnet planeja ampliar projetos envolvendo principalmente a Inteligência Artificial, que atuem com modelos preditivos e que possam apoiar cada vez mais na operação dos clientes. Além disso, a evolução do Open Finance continuará a ser uma das grandes prioridades da fintech, estando sempre atenta às inovações do mercado.
“Com certeza 2025 será o ano dos PJs para o Open Finance. Apesar dos desafios específicos devido à complexidade de suas operações, o segmento de Pessoas Jurídicas representa um universo de grande oportunidade para o setor. Além disso, nossa presença no conselho definitivo da estrutura de governança do Open Finance no Banco Central nos permitirá contribuir ainda mais para a construção de um Open Finance sólido, inclusivo e inovador, capaz de transformar a experiência dos usuários e impulsionar o mercado como um todo”, acredita Jonatas.
Um dos pontos fundamentais para o avanço do Open Finance nas empresas é o entendimento dos benefícios que ele pode trazer para a gestão das finanças. Nesse sentido, as iniciativas promovidas por meio da INIT, a qual a Finnet é uma das fundadoras e participante ativa, visam resolver problemas enfrentados por empresas de diferentes portes, desde Microempreendedores Individuais (MEIs) e Pequenas e Médias Empresas (PMEs) até grandes corporações:
Acesso facilitado ao crédito: utilizando dados do Open Finance, MEIs e PMEs podem obter condições melhores de crédito, incentivando o crescimento e a sustentabilidade de seus negócios.
Gestão de caixa otimizada: soluções como PIX em lote, JSR e PIX Inteligente ajudam empresas a gerenciar contas a pagar e receber de forma mais eficiente, além de melhorar a tesouraria.
Reformulação do fluxo de consentimento: especificações iniciais do Open Finance eram voltadas para casos de uso de Pessoas Físicas, o que não atende às complexidades das PJs. A INIT propõe melhorias no fluxo de consentimento para múltiplas alçadas, com maior visibilidade e redução de quebras no processo.
Dentre as principais vantagens do Open Finance para as empresas, Jonatas destaca ainda a melhoria de oferta de crédito, a disponibilização de informações financeiras de saldos, extratos e investimentos de forma on-line, o que apoia na conciliação de fluxo de caixa, a facilidade na oferta e na efetivação e pagamentos, através do uso de soluções ITPs, além de maior segurança nas transações financeiras.
“Crescemos cerca de 20% em relação à 2023 e temos cada vez mais clientes que passam a utilizar nossas soluções financeiras. Nossa meta é crescer ainda mais e aprimorar constantemente a oferta de serviços, garantindo que nossos clientes sempre tenham acesso às soluções mais avançadas e seguras do mercado. Além disso, ao facilitar o acesso a serviços financeiros por meio de soluções tecnológicas inovadoras e junto da homologação como ITP desde o ano passado, estamos levando esse compromisso a outro patamar”, finaliza o CFO.
SOBRE FINNET
Fundada em 2003, a Finnet é referência no desenvolvimento e gerenciamento de softwares em nuvem para gestão financeira, gestão empresarial, automação de processos e transmissão de dados (EDI e RPA). A Finnet tem como missão desenvolver as melhores tecnologias e reter os melhores profissionais, conectando tecnologias a profissionais de alta qualidade com o objetivo de facilitar o processo de gestão de forma simples e inteligente.
A Finnet é a principal Fintech para a geração de crédito por meio dos maiores marketplaces de Risco Sacado do mercado. Como uma das mais sólidas companhias neste segmento, conquistou 40 das 100 maiores empresas do país como clientes e, atualmente, conta com mais de 3 milhões de CNPJs integrados aos seus sistemas, além de integração com mais de 120 bancos.
Para mais informações, acesse: https://finnet.com.br/
Informações para a imprensa
Race Comunicação
Nina Vazzoler 19993389896 [email protected]